CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

  1. Home
  2. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Menus

Edit Content

Sobre a CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

História da CIPA

Surgimento no mundo

A Comissão Interna de Acidentes do Trabalho surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.

Surgimento no Brasil

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nasceu em 1944 mas precisamente no dia 10 de Novembro, durante o governo Getúlio Vargas. Coube a ela dar os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho no Brasil. Em empresas estrangeiras que prestavam serviço no Brasil já existiam CIPA como as de geração e distribuição de energia elétrica, Light and Power, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e então, adotando esse modelo nasceu a CIPA no Brasil.

Em 1953, a Portaria Nº 155, que regulamentou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de fato.

Para que serve a CIPA?

O objetivo das ações da CIPA é “observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos”. Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados. E de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e consequente melhoria nas condições de trabalho.

Edit Content

Membros

MEMBROS DA CIPA
2025/2026

Agenilson Gomes da Silva
Presidente

Fabio Baiense da Silva
Vice-Presidente

Gibran Giovanelli dos Santos
Membro

Marciano da Silva
Membro

Dimas Pereira de Oliveira Calisto
Membro

Miriam Sabrine Vilela
Membro

Ramiro Feu Silva
Membro

Waldisney Carlos Siqueira
Membro

Nájla dos Santos Mota
1ª Suplente

Edinea dos Santos Marçal
2ª Suplente

José Mineiro Oliveira
3º Suplente

Adevaldo Pereira
4º Suplente

Edit Content

Dicas

* VOCÊ TEM O DIREITO DE SABER SOBRE OS RISCOS DA SUA ATIVIDADE
A NR 9 no item 9.5.2 mostra, claramente, essa obrigação:
Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos. Não tem como nos prevenirmos de algo que não conhecemos. Mostrar os riscos do ambiente é dever do empregador e direito do funcionário. Faça valer esse direito. A CIPA, os líderes de setor e o setor de segurança do trabalho podem lhe ajudar nisso!

 

* USE OS EPI’s INDICADOS PARA SUA FUNÇÃO

Os EPIs são nossos aliados! Usar os EPI’s corretamente pode evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Antes de ser colocada à venda o EPI é testado e aprovado, portanto é um equipamento seguro e que só tem a acrescentar na segurança da sua atividade.

Se o EPI está causando alguma sensação de desconforto insuportável, procure seu superior. Às vezes basta substituir o equipamento por outro similar para que o problema desapareça. Em outros casos requererá uma ação:

– Médica: para casos de alergia, o profissional de saúde mostrará as medidas que devem ser adotadas;

– Organizacional: quando é necessário mudar o funcionário de função por incompatibilidade total ao EPI;

– Psicológica: quando é necessário preparar o funcionário mentalmente para que ele descubra que o problema não está no EPI, é um problema pessoal. E que pode ser contornado.

O importante mesmo é sempre usar o EPI e, no caso de desconforto, buscar entender a causa e trabalhar para encontrar a solução.

 

* CUIDE DOS EPI’s

Faça as higienizações necessárias. Manter o EPI limpo evita muitos problemas como infecções e acidentes causados quando não funciona corretamente (escorregão, por exemplo) por causa da sujeira.

Guarde em um local livre de sujeita, insetos e animais peçonhentos. No trabalho rural, por exemplo, nunca calce uma bota sem virá-la de ponta cabeça para ver se tem algum animal dentro dela.

 

* PARTICIPE DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS PELA EMPRESA

Os treinamentos de segurança servem para alertá-lo de perigos que muitas vezes você não vê. É uma chance de ouro para aprender coisas novas, ou rever assuntos esquecidos. Valorize o evento e depois comente com seus superiores sobre o que gostou e o que não gostou. Assim poderão melhorá-lo nas próximas oportunidades.

 

* ESCUTE AS ORIENTAÇÕES DA CIPA

A CIPA é eleita pelos empregados para representar e defender os interesses dos empregados. O principal interesse da CIPA é defender o direito a um ambiente de trabalho seguro, evitando acidentes e doenças do trabalho. Portanto, quando algum cipeiro te pedir para usar o EPI não o leve a mal. Na condição de seu defensor ele está apenas procurando defender seu bem maior, que é sua saúde!

Edit Content

Plano de Trabalho

1. Objetivos Gerais

  • Promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

  • Reduzir acidentes e doenças ocupacionais.

  • Fomentar a cultura de prevenção entre colaboradores.

  • Cumprir a legislação vigente e as normas de segurança.

2. Metas Específicas

  • Realizar treinamentos periódicos de segurança.

  • Inspecionar regularmente as condições do ambiente de trabalho.

  • Promover campanhas de conscientização.

  • Investigar e analisar acidentes e incidentes.

  • Incentivar a participação de todos os colaboradores nas ações de segurança.

3. Ações Prioritárias

  • Treinamentos e Capacitações: Planejar e realizar treinamentos.

  • Inspeções de Segurança: Agendar inspeções periódicas em todos os setores.

  • Reuniões da CIPA: Manter reuniões mensais para acompanhamento das ações.

  • Extraordinárias: Realização de reuniões extraordinárias conforme demanda.

  • Campanhas de Conscientização: Desenvolver campanhas sobre uso de EPIs, ergonomia, higiene, etc.

  • Análise de Acidentes: Investigar todas as ocorrências para identificar causas e prevenir futuras ocorrências.

  • Manutenção Preventiva: Acompanhar a manutenção de equipamentos e instalações.

4. Avaliação e Melhoria Contínua

  • Realizar avaliações trimestrais do andamento do plano.

  • Ajustar ações conforme necessidade.

  • Promover feedback dos colaboradores para melhorias.


    CIPA 2025/2026.

Edit Content

Calendário

Calendário de reuniões ordinárias da CIPA  GESTÃO 2025-2026

1ª Reunião – 01/04/2025

2ª Reunião – 06/05/2025

3ª Reunião – 04/06/2025

4ª Reunião – 01/07/2025

5ª Reunião – 05/08/2025

6ª Reunião – 02/09/2025

7ª Reunião – 07/10/2025

8ª Reunião – 04/11/2025

9ª Reunião – 02/12/2025

10ª Reunião – 06/01/2026

11ª Reunião – 03/02/2026

12ª Reunião – 03/03/2026

Todas as reuniões acontecem na data agendada no Auditório da Sede às 07:30, exceto 04/06/2025 que será realizada às 08:00.

Edit Content
Edit Content

Eventos

Sem publicações aqui
Edit Content

Contato

Dúvidas, sugestões ou reclamações, sinta-se  vontade para contatar qualquer um dos membros da CIPA 2020/21.

E-mail: cipa@saaelinhares.com.br

Rolar para cima
Pular para o conteúdo